O Lar

História: Lar Maurício Seligman: Um lugar para viver

Na década de 50, a Claims Conference (Conferência de Reparações), criada pelo Congresso Judaico Mundial, prontificou-se a destinar recursos financeiros às comunidades judaicas em todo o mundo para deduzir os prejuízos causados pelo nazismo. Com isso, integrantes da Sociedade Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra) conseguiram uma verba para a construção de uma entidade beneficente voltada aos idosos, que se tornaria a Sociedade Israelita Riograndense Lar dos Velhos, hoje Lar Maurício Seligman.

O projeto, coordenado pelo Dr. Maurício Seligman, tomou impulso com a doação feitas pelos senhores Jerônimo Zelmanovitz , Maurício Steinbruck e Isaac Radin de uma área de 12 hectares no bairro Jardim Sabará, em Porto Alegre. O local, na época, era pouco urbanizado e afastado do centro da cidade. No entanto, a grande área disponível oportuniza diversas atividades.

Já definido o lugar, partiu-se para o projeto da sede. Para isso, a sibra organizou um concurso de anteprojetos. O arquiteto Irineu Breitman foi o vencedor e no dia 16 de outubro de 1961 foi lançada a pedra fundamental do lar. Cinco anos após o Lar foi inaugurado, no dia 15 de novembro de 1966.

A comunidade judaica de Porto Alegre uniu esforços, doando imóveis, somas em dinheiro e organizou campanhas para arrecadar fundos. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre colaborou, arborizando a frente do terreno. Seis meses antes de ser concluída a obram já havia 22 candidatos a residentes do Lar.

De lá para cá, a entidade cresceu, consolidou-se e se tornou uma referência na área, contribuindo para a qualidade de vida de muitas famílias judaicas.

Perfil Dr. Mauricio Seligman

Quem foi Mauricio Seligman .Médico, formado em 1932 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maurício Seligman atuou na Santa Casa e organizou, no hospital, o primeiro serviço de Diabetologia do estado. Especialista reconhecido na área, ele integrou o grupo de médicos brasileiros que fundaram a Sociedade Brasileira de Diabete. Trabalhou com clínica particular e foi um médico muito admirado e querido por seus pacientes. Também atendia sem cobrar daqueles desprovidos de recursos financeiros. Fio o primeiro presidente do Lar dos Velhos, de 1959 até sua morte, durante 18 anos. Hoje a instituição mudou seu nome para Lar Maurício Seligman, como prova de reconhecimento pelo seu trabalho.

Diretoria Gestão 2015/2017 

PRESIDENTE:  Dr.MARIO SCHVARTZMAN 
VICE-PRESIDENTE: GILDO CARDON
1º SECRETARIO: ANDRÉ SUSSERMAN
2º SECRETARIO: EFRAIN MESTER
1º TESOUREIRO: MARIO CASPARY
2º TESOUREIRO: SAUL FRIDMAN
DIRETOR DE ADMISSÃO: Dr.NILTON LERRER 
DIRETOR PARA ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS E DE PATRIMÔNIO: FLAVIO LERMANN
DIRETOR DE ASSUNTOS MÉDICOS: Dr. NILTON LERRER
DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS: Dr. MANUEL PITERMAN